FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Crayon

Crayon
SLIDESHOW



REGISTO DA INAUGURAÇÃO
Contributos de Aveiro para a expansão portuguesa

Contributos para a Expansão Portuguesa” é o título da exposição que está patente ao público no Museu de Aveiro – Santa Joana e cuja inauguração, no dia 12, se inseriu no programa oficial das comemorações do Feriado Municipal.

A mostra foi comissariada pelo comandante Rodrigues Pereira, antigo capitão do Porto de Aveiro (Novembro de 1995 a Dezembro de 1998) e ex-director do Museu da Marinha (2006 a 2011), é constituída por quatro núcleos: os Descobrimentos em geral; a evolução da vila/cidade de Aveiro; a construção naval em Aveiro; e a arqueologia náutica. Neste último, em concreto, os visitantes têm a oportunidade de apreciar “uma reprodução da embarcação Ria de Aveiro A [nome dado aos destroços de um navio que se verificou datar de meados do século XV descobertos na laguna aveirense] ”, destacou o comandante Rodrigues Pereira.

Outra das peças mostradas nesta exposição é o “famosíssimo Astrolábio Aveiro, que foi descoberto na região, em 1994”, realça, ainda, o comissário da mostra. “Pela primeira vez, saiu do Museu da Marinha para vir para a Aveiro”, acrescenta, a propósito da peça datada dos finais do século XVI (cerca de 1575) e que é “o astrolábio mais antigo da colecção de astrolábios do Museu da Marinha”.

Além do interesse particular destas duas peças, a exposição “De Aveiro para o Mundo. Contributos para a Expansão Portuguesa” promete, no seu todo, constituir-se como “uma agradável surpresa” para a maioria das gentes aveirenses. “Muitas pessoas não têm a noção de que a expansão portuguesa passou por Aveiro”, sublinhou o comandante Rodrigues Pereira, em declarações ao Diário de Aveiro.

Esta mostra, que fica patente até 27 de Maio, resulta de vários meses de investigação e trabalho prático. “Foi um desafio muito interessante, até porque envolveu a coordenação com várias entidades, nomeadamente o Museu de Marinha, o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, Torre do Tombo, Biblioteca Nacional e algumas instituições aveirenses”, especificou o comissário da exposição, sem deixar de elogiar a prestação e empenho da equipa do Museu de Aveiro e da Câmara Municipal que estiveram envolvidos neste projecto.

LEIA A NOTÍCIA EM PDF




Data: 2017-05-14

feed
mapa
Publicidade