NOTÍCIAS

ATÉ 19 DE JANEIRO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Ode ao 31 de Janeiro», de Luís Pavão

Exposição composta por dez fotografias de grande formato, imagens de peixes produzidas pelo fotógrafo Luis Pavão nos últimos dois anos. São fotografias realizadas em estúdio, a preto e branco e impressas em câmara escura, em papel fotográfico. Cada fotografia apresenta-nos apenas um peixe, com fundo escuro, fotografado com todo o cuidado para destacar os detalhes. A iluminação é trabalhada para reproduzir da melhor forma os volumes e o detalhe, as escamas e barbatanas são cuidadosamente colocadas para uma boa apresentação.

As fotografias são executadas em processo totalmente analógico, sendo produzido um negativo em gelatina e prata de grande formato (20x25 cm ou 13x18 cm), que é depois impresso em papel de gelatina e prata, em formatos entre 50x60 cm e 100x70 cm, resultando em imagens de grande qualidade com uma reprodução de pormenor espantosa, que nos permite apreciar toda a beleza e todo o detalhe dos peixes fotografados.

O artista não utiliza o processo digital nem o Photoshop em toda esta produção. Pretende mostrar algo que vemos todos os dias, mas não olhamos com atenção, nem nos apercebemos da sua qualidade e beleza. Já há muito tempo que repara nos peixes expostos sobre gelo nas praças e nos supermercados e me admiro com a qualidade destes animais e com a beleza do seu corpo.

Há muitos anos que fotografa peixes que encontra e compra nos mercados. Acha que as suas primeiras fotografias de peixes são de 1995, tendo trabalhado neste projeto em várias ocasiões.


Exposição patente até 19 de janeiro de 2020

Entrada: tabela de ingressos do Museu.
Horário:

terça feira a sábado - 10h00 às 18h00

domingo - 14h00 às 18h00

Última entrada - 17h15