FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Crayon

Crayon
SLIDESHOW


DE 21 A 23 DE AGOSTO

Ainda não está fechado o cartaz, no entanto, as datas já foram confirmadas para o Festival Dunas de São Jacinto deste ano, que vai decorrer de 21 a 23 de Agosto. Segundo o município de Aveiro, dadas as circunstâncias extraordinárias da pandemia da COV1D-19, o festival vai decorrer num formato adaptado. À semelhança de anos anteriores, este é um evento que não se esgota na vertente musical, tendo vindo a surpreender de ano para ano pelo extenso programa Recorde-se que São Jacinto é uma península com o centro urbano na margem direita do canal da Ria, a praia marítima do lado oposto que acompanha a Reserva Natural das Dunas.



O Museu Marítimo de Ílhavo comemora este sábado, 8 de Agosto, 83 anos. Associando-se à efeméride, difundimos newsletter temática composta por destaques noticiosos sobre o MMI publicados no site da Comunidade Portuária de Aveiro.



A 8 DE AGOSTO | INICIATIVA DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Projecto fotográfico de Alexandre Sampaio, “O Homem Tranquilo” dialoga com a obra do pintor e escultor Cândido Teles, no acervo da representação da Costa Nova do Prado integrante na doação de João Teles ao Museu Marítimo de Ílhavo, em 2020. “O Homem Tranquilo”, designação pela qual o artista foi conhecido, é também um apontador para a sua identidade e relação da obra com este território onde inicia o percurso artístico, hoje tão iconográfico, autorrepresentado e morfologicamente distinto.



A PARTIR DE 8 DE AGOSTO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

A exposição “Transparências da Ria e do Mar", de Cândido Teles, resulta da doação, pela família, de 121 obras do primeiro período pictórico do artista ilhavense. Um conjunto de obras que revelam a beleza de todo e qualquer recanto da Ria de Aveiro: moliceiros, marinhas, a praia da Costa Nova e os barcos da arte xávega surgem esplendorosos nas suas obras, onde os retrata com suavidade, fazendo sobressair da paleta cromática os tons de azul em contraste com tonalidades mais quentes, quase aguareladas, como se de transparências se tratassem.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Barra e Costa Nova viram hasteadas as bandeiras símbolo de qualidade balnear. Está aí a nova época balnear, em pleno. Foi o dia em que a autarquia formalizou o protocolo com a Administração do Porto de Aveiro e a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas Praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot.



8 E 9 DE AGOSTO

No 83.º aniversário, o Museu Marítimo de Ílhavo celebra a obra de Cândido Teles, quase um preâmbulo do centenário do artista, em 2021. Nesse âmbito, a 8 de agosto, abre a exposição “Transparências da Ria e do Mar", que resulta da doação, pela família, de 121 obras do primeiro período pictórico do artista ilhavense. Nas redes sociais, o MMI lança “O Homem Tranquilo”, um projeto fotográfico de Alexandre Sampaio, que dialoga com a obra do pintor e escultor Cândido Teles, nas representações que este faz da Costa Nova.



A Administração do Porto de Aveiro integra a rede de parceiros do projecto “DockstheFuture - Network of Excellence Towards the Port of Tomorrow”, cujo objectivo passa por definir uma estratégia que apoie a comunidade marítima a alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em 2030”.

A rede tem como missão a divulgação de práticas inovadoras, a promoção de novas tecnologias para a modernização de negócios e o fomento do diálogo entre portos e outras organizações do sector marítimo e logístico.



WEBINAR A 20 E 24 DE JULHO

Os “Incoterms” são regras universais que contemplam os direitos e obrigações de compradores e vendedores durante um transporte internacional.
Neste contexto é necessária a perfeita compreensão dos “Incoterms 2020”, que estão em vigor desde 1 de Janeiro de 2020, razão pela qual a AIDA CCI vai realizar nos dias 20 e 24, das 14.30 às 17 horas, via plataforma Zoom, um “webinar” sobre o tema. O orador é Vasco Carvalho, especialista nas áreas de gestão e aprovisionamento e logística, mestre em ciências empresariais pelo ISEG, com um percurso profissional consolidado em empresas nacionais e internacionais.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

O Espaço da CPA apresenta hoje em destaque o cluster da construção automóvel, que tem na região de Aveiro algumas das principais empresas do País, fornecedoras dos principais fabricantes e que são grandes exportadoras.

Entrevistámos José Couto, presidente da AFIA, Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, associada da CPA, que nos apresenta um retrato da atividade na fase ainda de grande impacto por força do Covid-19.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

A empreitada de retirada de areia do porto de Aveiro deverá estar concluída antes do prazo, já em Agosto, algumas semanas antes do previsto.
Inicialmente estava previsto que a empreitada terminasse em Setembro mas os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo com recurso simultâneo a várias dragas e meios pesados em terra. Tema desta edição do programa "Porto de Encontro".



Este sábado, dia 18 de julho, realiza-se a Festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, desta feita com contornos ajustados às condicionantes que o momento presente de combate à pandemia do coronavírus exige.

A transmissão em direto do momento simbólico de início da Botadela através das redes sociais acontecerá pelas 11h00.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Entrevista a João Lopes, Presidente da APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro) que 'trabalha' na defesa dos interesses dos pescadores da Região de Aveiro. Recentemente empossado como Presidente, João Lopes aborda vários temas da 'actualidade ribeirinha' e fala dos objectivos de futuro da Associação.



GAFANHA DA NAZARÉ

A Docapesca informa que concluiu a reabilitação dos armazéns de comerciantes de pescado do porto de pesca de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo.
Um investimento próximo dos 40 mil euros e que contemplou as bandas C e D de um conjunto de quatro edifícios.



A Câmara Municipal de Ílhavo cumpriu a tradição do içar da Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível - Praia para Todos, na Barra e na Costa Nova. Um acto que valida a boa qualidade das águas e are ais destas praias ilhavenses, mas também o facto de estarem bem equipadas, sinalizadas e acessíveis, inclusivamente para portadores de deficiência motora.
O momento foi ainda aproveitado para a assinatura de um protocolo com a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot, tendo como parceiros a Administração do Porto de Aveiro e a PRIO.



TELEVISÃO

Com realização de Joaquim Leitão, Terra Nova é um hino à fibra do povo português, ao mar que é fonte de alimento e de lágrimas, onde a vida começa e, para muitos, pode acabar. Filmada entre Portugal e o Mar do Norte, a nova série da RTP1 inicia-se antes da partida iminente do lugre Terra Nova para a faina maior, a pesca do bacalhau. Mas nem só em alto-mar, sob os cascos dos barcos, se agitarão as águas. Também os que ficam em terra navegam tempos de incerteza, opressão política e, no caso das famílias dos pescadores, muita miséria.



FORTE DA BARRA - SÃO JACINTO

O projecto de execução e da construção de um novo “ferryboat” eléctrico, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto, foi adjudicado ao agrupamento de empresas cons tituído pela Navaltagua - Reparação e Construção Naval, S.A. e Navalrocha Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A. Implicará um investimento de 5.509.880 euros da Câmara Municipal de Aveiro, que propôs um prazo de 18 meses para a sua concepção e construção.



A oitava edição do Festival Rádio Faneca acontece nos dias 10, 11 e 12 de Julho, em Ílhavo, em moldes diferentes do habitual e com uma componente solidária de apoio ao Lar de São José.

Adaptada ao momento de pandemia, mas também de desconfinamento progressivo, também no setor cultural, esta edição mantém quase todos os seus projetos de base, mas reajusta-os de acordo com as medidas de higiene e segurança.

O Festival, que normalmente acontece no Centro Histórico de Ílhavo, com forte presença nos becos e no Jardim Henriqueta Maia, acontece este ano na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo (CCI) e também no seu auditório, no caso do concerto da Bida Airada.



NAVIO «PORTO DE AVEIRO» INAUGURADO A 5 DE JULHO DE 1968

Mais uma vez o porto de Aveiro esteve em festa com um acontecimento de certa envergadura não só para a região mas também para o país, aconteceu isso a 05/07/1968. Iniciou pela primeira vez, um barco nacional, baptizado com o nome de PORTO DE AVEIRO carreira para o Ultramar Português, levando vinho a granel. Como não podia deixar de ser, as autoridades mais representativas do distrito e dos dois concelhos ligados mais directamente ao porto, estiveram presentes e rejubilaram pelo acontecimento, não pelo esplendor de que a cerimónia se revestiu, mas pelo alcance social que representava para a vida portuária.



Barra e Costa Nova recebem as bandeiras símbolo de qualidade em cerimónia de hasteamento na manhã desta sexta-feira.

É o dia em que a autarquia formaliza o protocolo com a Administração do Porto de Aveiro e a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas Praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot.



TOP 10 DAS PRAIAS COM MAIOR LOTAÇÃO NO PAÍS

Situada junto ao pontão que marca a entrada do Porto de Aveiro e onde desagua a Ria, a Praia da Barra é a que tem maior lotação na zona centro do país (pode receber 11.800 banhistas).

O areal é extenso e conta com o Farol de Aveiro como um dos principais pontos turísticos: foi construído há mais de um século; com 62 metros de altura é o mais alto do país.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade