FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Tempestade

Tempestade
SLIDESHOW


ESTA QUARTA-FEIRA, NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

“Poluição Marinha: Origem e Consequências” é o tema da jornada com que o Núcleo de Estudantes de Ciências do Mar e o Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA) pretende comemorar o Dia Nacional do Mar. O encontro visa promover a discussão entre entidades e investigadores de renome na área do Mar e está agendado para esta quarta-feira, das 10 às 13 horas, no anfiteatro do DFis, sendo que as inscrições para participar no evento decorrem até esta terça-feira.



VELA

Realizou-se recentemente a primeira prova de apuramento nacional de vela na classe Laser, em Vila Real de Santo António.

Foi na Associação Naval do Guadiana que o CNBB esteve presente com 3 atletas, numa prova que reuniu mais de 80 embarcações divididas pelas categorias Laser 4.7 e Radial. Apesar do pouco vento que se fez sentir, a organização conseguiu realizar 5 provas, permitindo que os nossos atletas, neste início de época, alcançassem as seguintes posições: na classe Laser Radial, Filipe Albino obteve o 17º lugar, sendo que o seu colega Bernardo Santos obteve o 35º lugar. Na classe Laser 4.7, Benedita Fernandes obteve o 43º lugar .



ESTE SÁBADO, DIA 18, NO MMI

Com uma linguagem de grande rigor técnico mas acessível e um conjunto de desenhos explicativos, o autor descreve, com o pormenor suficiente, como é construído o casco em madeira de um navio veleiro, como são os seus mastros - o “arvoredo”- e como se procede ao seu mastrear e desmastrear, como se aparelha um navio de vela depois de mastreado, a máquina do leme, o molinete e a amarra, quais são os indispensáveis trabalhos de conservação de um navio de madeira e, para terminar, qual o seu aparelho vélico.



ESTA SEXTA-FEIRA

Divulgamos o programa da Mesa Redonda comemorativa do Dia Nacional do Mar designada "Mar: Desafios futuros para a sustentabilidade"”, que decorre esta sexta-feira, dia 17 de Novembro, a partir das 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do programa que quinzenalmente a Rádio Voz da Ria dedica à CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a NADO – Náutica Desportiva Ovarense.
Hélder Ventura, presidente da NADO, dá a conhecer o trabalho desta coletividade, desenvolvido na náutica de recreio e na prática desportiva.



O Executivo Municipal de Aveiro deliberou aprovar a abertura do concurso público para a empreitada do novo Cais dos Pescadores de São Jacinto, pelo preço base de 345.000€ (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 180 dias.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

No espaço da Comunidade Portuária de Aveiro, transmitido quinzenalmente na Rádio Voz da Ria, o destaque vai, nesta edição, para o trabalho de um escultor de Aveiro. Ao longo das últimas duas décadas, Afonso Henrique retratou os usos e costumes antigos do País, através de 80 figuras típicas, trabalhadas em grés policromado.

“100 Anos de Usos e Costumes em Extinção” é o título da mostra que o escultor quer expor de Norte a Sul de Portugal.



21 DE OUTUBRO A 4 DE FEVEREIRO, NO MMI

INVISIVEL é um projecto fotográfico, que promove o diálogo entre as peças da exposição permanente do Museu Marítimo de Ílhavo e a invisibilidade das peças que estão em reserva, propondo uma leitura complementar e enriquecedora das coleções do Museu. Esta exposição, inserida nas várias salas da exposição permanente, pretende estimular o diálogo sobre o papel dos museus como instrumentos de preservação e legitimação de objetos e narrativas. (fotografias de Hermano Noronha, Alexandre Sampaio, Ricardo Raminhos e João Malaquias).



REPRESENTOU PORTUGAL NA BIENAL DE VENEZA

O antigo cacilheiro Trafaria Praia, trabalhado por Joana Vasconcelos e que representou Portugal na Bienal de Veneza, em 2013, foi retirado do Tejo e está à venda. Encontra-se actualmente na doca seca da Navalria, estaleiros navais do grupo Martifer, em Aveiro.

A retirada do Trafaria Praia para doca seca justifica-se pelo "factor deterioração, pois o barco, sendo todo forrado a azulejo, é muito sensível. Está melhor em terra do que na água", justifica o empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, empresa detentora do Trafaria Praia, que está agora à espera de propostas de compra.



Volvidos cinco números da revista Argos, nota-se que este projeto editorial ganhou raízes e conquistou o seu lugar. A Argos consiste numa revista anual, de natureza mais cultural do que científica, dedicada a temas e problemas de cultura do mar, em sentido amplo, aos patrimónios marítimos e às suas instituições mais ousadas, em particular. Trata-se de uma publicação periódica que lança pontes e diálogos entre o mundo dos museus e o das universidades, territórios cuja articulação já conheceu melhores dias. A Argos é uma revista internacional editada por um museu local e municipal. Esta suculenta contradição é, talvez, aquilo que melhor a define.



A 21 DE OUTUBRO, NO MMI

O Seminário «História Trágico-Marítima» decorre no dia 21 de Outubro, sábado, e inclui uma visita guiada à extraordinária “Exposição História Trágico-Marítima”, bem como, a fechar o dia, uma Mesa-Redonda sobre a crise dos refugiados e as atuais tragédias no mar e ainda o lançamento do nº 5 da “ARGOS - Revista do Museu Marítimo de Ílhavo”.



A CPA e o Porto de Aveiro estão presentes com um Stand conjunto no Techdays - O Maior Fórum Nacional de Tecnologia.
Até 14 de Outubro, em Aveiro.

O TECHDAYS Aveiro junta empresas, empreendedores, criativos e o público em geral no mesmo palco - a cidade de Aveiro - para debater e experimentar o futuro. É um evento que afirma a imagem de Portugal nas áreas da TECNOLOGIA e I&D e as projeta a uma escala regional, nacional e internacional.



Vídeo com 50 fotografias da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu a 17 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas.
O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.
 



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

No espaço da Comunidade Portuária de Aveiro, transmitido quinzenalmente na Rádio Voz da Ria, o destaque vai, nesta edição, para a Casa-Barco que já navega na ria de Aveiro. A ideia partiu de Ricardo Neta, o responsável pela empresa Waterlilly Boats.

Uma empresa que é da região de Aveiro e que desenvolveu e está a construir os primeiros modelos da casa-barco inovadora.



Vídeo com 60 fotografias da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu a 17 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas.
O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.
 



Vídeo com 60 fotografias da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu a 17 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas.
O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.
 



Vídeo com 45 fotografias da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu a 17 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas.
O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.
 



Pelo segundo ano consecutivo a Universidade de Aveiro (UA) é escolha privilegiada Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas do Governo de Moçambique para dar formação profissional especializada na área do Ordenamento do Espaço Marítimo.



Vídeo com 52 fotografias registando a primeira parte (percurso terrestre) da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu a 17 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas.
O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.
 



ÍLHAVO

Podia ter sido um piquenique igual a tantos outros, com direito a petiscos e bebidas refrescantes, mas a verdade é que os convivas conseguiram transformá-lo numa verdadeira viagem ao passado, em especial às décadas de 50, 60 e 70 do século passado. Durante horas, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, ouviram-se relatos de histórias reais sobre as venturas e desventuras da vida de mar, mais concretamente da pesca do bacalhau.



feed
mapa
Publicidade