FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Crayon

Crayon
SLIDESHOW


MIGUEL MARQUES (PwC)

Portugal tem o maior centro de reabilitação marinha da Europa, chama-se ECOMAR e localiza-se na Gafanha da Nazaré. O Centro resulta de uma excelente parceria entre a Universidade de Aveiro a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, a Câmara Municipal de Ílhavo e o Porto de Aveiro, entre outros parceiros e apoiantes desta nobre iniciativa.



CANDIDATURAS ATÉ DIA 23

Foi lançado em Aveiro o Concurso de Ideias de Negócio para a Economia do Mar pela Platicemar (Plataforma de Consolidação do Sector da TICE e Empreendorismo na Economia do Mar), promovido pela rede de inovação InovaRia, cujo objectivo é o de gerar startups que actuem na economia do mar.



O Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Batista, acredita que os lugares de amarração no Cais da Cova do Chegado vão ser suficientes para todos os interessados. De acordo com o regulamento daquele cais, aprovado pela Assembleia Municipal, na atribuição de lugares terão prioridade as embarcações que possuem licença de pesca e só depois serão atribuídos lugares de atracagem às embarcações de apoio a mariscadores apeados.



SÁBADO E DOMINGO | MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Nas Visitas à Bolina de setembro, o destaque vai para o pão de bordo. No primeiro fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o Investimento ferroviário para transporte de mercadorias. Recorde-se que a Rádio Voz da Ria emite quinzenalmente, há mais de 4 anos (desde Março de 2014), o programa “Comunidade Portuária de Aveiro em foco”, destinado a dar voz aos anseios, projectos e realizações de uma das comunidades portuárias mais dinâmicas do país.



A Câmara de Aveiro inaugurou dia 13 um estradão que se encontrava vedado ao público, por estar dentro de uma zona militar, e que a partir de agora permitirá o acesso livre por terra ao molhe norte. A obra, que representa um investimento de 100 mil euros, vai permitir visitar um dos "mais notáveis e belos locais de fruição paisagística" da costa aveirense.

"As pessoas têm o privilégio de ir contemplar a entrada da barra, o mar, ou o pôr-do-sol num paredão que entra 2,5 quilómetros mar adentro. Isto é uma coisa única", disse à Lusa o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a actividade laboral no Porto de Aveiro.

Numa fase em que alguns portos nacionais voltaram a conhecer alguma agitação dos trabalhadores portuários, incluindo greves, em Aveiro, para já, os sindicatos colocam-se à margem das reivindicações, como é o caso do Sindicato 2013.



Aquela que é a única praia do município de Aveiro goza de condições naturais únicas. O extenso areal é urna das suas principais imagens de marca, mas não é a única Situada junto ao Canal da Barra, no extremo sul de São Jacinto, goza de condições naturais únicas, sendo especialmente apreciada pelos praticantes de surf, também pelos amantes da natureza.



VELA

Terminou no dia 15 o Campeonato do Mundo de Absolutos em Newport, EUA, onde o CNBB esteve representado pela dupla Afonso Miranda/Rodrigo Mendes. Foi um campeonato com condições difíceis onde os atletas do CNBB se bateram com tudo o que tinham. Nos primeiros dias lutaram para chegar à frota de Ouro mas não conseguiram por alguns lugares.



ESTE SÁBADO

Este sábado, pelas 10h30, no CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar, Eliana Fidalgo guia visita pelo arquivo e centro de documentação ilhavense, onde, para além da história do concelho de Ílhavo há também uma vasta e rica documentação sobre a pesca do bacalhau.



A terceira fase da empreitada de protecção e recuperação do sistema dunar entre Ílhavo e Mira será inaugurada em breve. A obra teve início em Agosto de 2017 e ficou concluída no dia 18.
O projecto custou 2,4 milhões de euros, tendo sido financiado por fundos comunitários em 85 por cento e o restante pela empresa pública responsável por um vasto conjunto de intervenções na zona ribeirinha da região.



A ASM Industries, do grupo A. Silva Matos, com sede em Sever do Vouga, anuncia o fecho de um acordo de investimento de 4,5 milhões de euros para a sua unidade de torres eólicas offshore. A nova Unidade Industrial da ASM Offshore situada no porto de Aveiro entra em funcionamento em março de 2019.

Segundo a empresa, "o reforço financeiro possibilita o cumprimento das metas estratégicas da ASM Industries, que auspicia chegar aos 50 milhões de euros de faturação em 2020. Desde 2014 a empresa tem vindo a crescer a uma média de 20% ao ano, e este ano de 2018 vai alcançar os 100%.
 



A Renault formalizou o acordo com o Estado português para um investimento de 100 milhões de euros na fábrica de Cacia, onde serão produzidas as caixas de velocidades para os modelos mais representativos do Grupo Renault, bem como da aliança “Renault-Nissan-Mitsubishi”.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o II Festival da Sardinha da Costa Nova.

A entidade organizadora é a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA).



ÍLHAVO

Hugo Vau vai passar pela praia da Barra, dia 26 de Julho, numa iniciativa que alerta para a poluição das praias portuguesas. O surfista que chegou a fazer o apoio aos surfistas nas ondas gigantes da Nazaré mas que já experimentou as maiores ondas do mundo dedica a sua atenção à educação ambiental.

Hugo Vau integra uma roadtrip pela costa portuguesa sob o mote “Energia do Surf by Hugo Vau”. O objetivo é sensibilizar os jovens e veraneantes para a prática de atitudes de preservação das praias nacionais.



20 DE OUTUBRO | MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

A VII edição do Seminário Desafios do Mar Português decorre a 20 de outubro de 2018, por ocasião do 17º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI. Serão parceiros deste evento a Fundação Oceano Azul e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.



O Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense apresentaram, em conferência de imprensa realizada no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, em Ílhavo, a edição deste ano do Portugal Rowing Tour, que decorrerá em plena Ria de Aveiro, entre os dias 9 e 12 de agosto.

O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008, pelo Ginásio Clube Figueirense, e que atrai a Portugal remadores de várias nacionalidades. Este ano, o Clube dos Galitos, de Aveiro, é co-organizador.



ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO DISTRITO DE AVEIRO (AIDA)

Ainda existem lugares disponíveis para integrar a visita empresarial à Feira Internacional de Maputo, de 30 Agosto a 3 Setembro.
A FACIM, de cariz multi-sectorial, é o maior evento comercial de cariz internacional integrando, este ano, a TEKTÓNICA Moçambique.



O Turismo Centro de Portugal apresentou, no Museu Marítimo de Ílhavo, a plataforma Estações Marítimas Centro de Portugal. Este é um projecto concebido para facilitar a vida aos visitantes que chegam à região pelo mar e que é também útil para os que viajam por via terrestre ou aérea.

A plataforma, desenvolvida tecnicamente pela Altice e pela Wiremaze, está disponível sob a forma de aplicativo, para Android e iPhone, e no site.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a pesca da arte xávega, de que ainda dependem pequenas comunidades piscatórias de várias praias da região de Aveiro. Os seis barcos que ainda pescam nas praias de Aveiro regressaram à faina, aos poucos, em Junho.

Nesta altura, quem chega às praias da região de Aveiro vê as tradicionais campanhas de pesca com arte xávega.



feed
mapa
Publicidade