FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Creoula

Creoula
SLIDESHOW


Já escrevia o poeta José Carlos Ary dos Santos… “Morro de Amor pelas águas da Ria/ Esta espuma de dor, eu não sabia/ sou moliceiro do teu lodo fecundo/ Sou a Ria de Aveiro, o Sal do mundo”. Também João Nunes da Silva, de 54 anos e fotógrafo de natureza, considera o mesmo. É um apaixonado pela vida de todas as espécies que se relacionam com o sal.

O fotógrafo é natural de Lisboa mas viu nas salinas de Aveiro um mundo para fotografar a biodiversidade, o local é Zona de Protecção Especial e Sítio de Importância Comunitária no âmbito da Rede Natura 2000.



A 28 DE SETEMBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

O Museu Marítimo de Ílhavo promove a 3.ª edição da Festa dos Bacalhoeiros, um encontro entre gerações de homens de todo o país que andaram ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte. Entre recordações e relatos de vivências, o programa inclui visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, performances teatral e musical e um almoço convívio.



28 DE SETEMBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

No arranque de mais um ano lectivo, o Museu Marítimo de Ílhavo mostra o que tem para oferecer no que diz respeito à área educativa, com um dia aberto dedicado aos professores.



VEJA 4 ÁLBUNS NO FLICKR

Veja 4 álbuns com um total de 250 fotografias reportando parte do percurso da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, do Cais dos Bacalhoeiros até São Jacinto, a 15 de Setembro de 2019. Filmagens terrestres e na Ria de Aveiro.



AVEIRO

O litoral aveirense é dos mais afetados em Portugal pelo recuo da costa e, depois de décadas de obras de engenharia, tenta-se agora travar o mar com a transposição de areias.
Segundo a investigadora Cristina Bernardes, a areia proveniente do alargamento do Porto de Aveiro e de dragagens na embocadura tem sido colocada nas praias desde a Barra à Costa Nova, medida minimizadora já prevista quando foi feito o prolongamento dos molhes.

"Essa areia é depois mobilizada pelo vento e vai completar as dunas, mantendo o cordão dunar litoral. A barra e a Costa Nova são praias que têm beneficiado muito com essas recargas. Estão bem nutridas"
 



VEJA O VÍDEO NO YOUTUBE

Vídeo reportando a chegada, ao Forte da Barra, da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, a 15 de Setembro de 2019.



21 DE SETEMBRO, MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Em Setembro, o destaque das Visitas à Bolina são as ferramentas de construção naval. Uma vez por mês convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.



VEJA O VÍDEO NO YOUTUBE

Vídeo com a segunda parte do percurso da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, de São Jacinto ao Farol de Aveiro, a 15 de Setembro de 2019.



Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo.
"Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. O neolítico não estávamos à espera e muito menos no sítio onde está", avança Tiago Fraga, diretor científico da equipa de arqueólogos, sobre os vestígios daquele que será o primeiro sítio pré-histórico subaquático do país.
 



PERSPECTIVA INÉDITA DA PROCISSÃO MARÍTIMA

Vídeo com a primeira parte do percurso da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, do Cais dos Bacalhoeiros até São Jacinto, a 15 de Setembro de 2019.
Uma perspectiva única, diferente do habitual, através de uma GOPRO instalada na proa da traineira “Jesus nas Oliveiras”.



GAFANHA DA NAZARÉ, ÍLHAVO

Acto de fé, pela memória e identidade, a tradição cumpriu-se e, no domingo, realizou-se a Procissão pela Ria de Aveiro, integrada no programa da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes da Gafanha da Nazaré.

“Diz-nos muito”, testemunhou Carlos Sardo, presidente da União das Irmandades (do Santíssimo Sacramento, da Senhora da Nazaré e de S. Pedro) da paróquia gafanhense, enquanto se afadigava nos preparativos para o arranque.



VEJA O VÍDEO NO YOUTUBE

Vídeo com a primeira parte do percurso da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, do Cais dos Bacalhoeiros até São Jacinto, a 15 de Setembro de 2019.

Foram milhares os que, uma vez mais, se congregaram para assistir à procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a Câmara de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro e a Paróquia da Gafanha da Nazaré.



A 19 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Desde 2012, as várias edições do Seminário ‘Desafios do Mar Português’ têm vindo a afirmar-se no panorama da cultura marítima como eventos de referência a nível nacional, trazendo para a linha da frente as problemáticas em torno da relação de Portugal com o Mar.

A 8.ª edição terá como tema “Portugal e o Mar: um novo regresso” e está agendada para o dia 19 de outubro, por ocasião do 18º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo.



GAFANHA DA NAZARÉ, ÍLHAVO

Os festejos em honra de Nossa Senhora dos Navegantes estão marcados para este fim de semana, 14 e 15 de Setembro.

Mais uma vez sob a coordenação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, este é um evento que mobiliza as comunidades ribeirinhas e piscatórias.



VEJA O VÍDEO

A Filarmónica Gafanhense acompanhando o percurso terrestre da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, a 15 de Setembro de 2019.

Foram milhares os que, uma vez mais, se congregaram para assistir à procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a Câmara de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro e a Paróquia da Gafanha da Nazaré.



INVESTIGAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Os biopolímeros extraídos de fontes naturais, como é o caso das algas abundantes no litoral nacional, podem ser enormes aliados na remoção de poluentes da água. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que nanomateriais preparados a partir destes biopolímeros têm a capacidade de remover da água antibióticos e outros fármacos, herbicidas e ainda corantes orgânicos utilizados pela indústria, poluentes estes que são difíceis de eliminar pelas estações de tratamento de águas residuais.



ECOMARE, LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

O Ecomare, laboratório da Universidade de Aveiro inaugurado em 2017, guarda uma colecção única em Portugal de corais, algas, anémonas e lesmas-do-mar mantida por investigadores interessados “numa aquacultura menos convencional”.



Nem mesmo um céu carregado de nuvens consegue ofuscar-lhe o brilho. A “culpa” deve ser das cores alegres que decoram as fachadas do seu casario. Ou talvez do espelho de água que a acompanha, em toda a sua extensão, transformando-a numa aparentemente frágil língua de areia, plantada entre o mar e a ria. A Costa Nova tem um encanto muito próprio.



AVEIRO

Académicos de alto nível vão avaliar as 24 candidaturas finalistas aos Prémios Regiostars 2019, atribuídos anualmente pela Comissão Europeia, e premiar os vencedores, mas o público também pode escolher um vencedor.

Um dos cinco finalistas na categoria 2 – ligando o azul, verde e cinza, o ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro une o Porto de Aveiro (cinzento) a uma zona especial de conservação – a icónica Ria de Aveiro (verde) – promovendo a proteção e a utilização sustentável dos recursos biológicos marinhos (azul), refere o site UA_online.



A DIGAL – Distribuição e Comércio SA, prepara a instalação de dois novos reservatórios e a constituição de um novo parque de armazenamento de garrafas no parque de Gases de Petróleo Liquefeitos (GPL), que opera no Porto de Aveiro, “tendo em vista aumentar a capacidade de armazenamento”.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade