FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

O Papel dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz na Região Centro - José Ribau Esteves (1)

O Papel dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz na Região Centro - Nuno Pires (1)

Seminário Ibérico «Logística CENCYL» – Sessão de abertura (1)

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

Conferência «E-80, Corredor Multimodal para a Europa» - Fragmentos (1)


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Crayon

Crayon
SLIDESHOW


ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 23 DE JUNHO

Encontra-se a decorrer o XIV Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo.
Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores, o Concurso de Fotografia de Temática Marítima “Olhos sobre o Mar” visa dar contributo para posicionar o Município de Ílhavo como uma referência incontornável na temática do Mar, também na área da fotografia.



SPORTING CLUBE DE AVEIRO

Sporting Clube de Aveiro apoia projeCto gratuito para os velejadores com necessidades especiais e que funciona em regime de voluntariado. Psicóloga e terapeuta aplaudem estas iniciativas que promovem a autoestima.



A Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com o CNAI – Clube de Natureza e Aventura de Ílhavo, leva a efeito este sábado, dia 27 de maio, entre as 15h00 e as 17h00, na Praia da Barquinha, Ílhavo, mais um Sábado Divertido Náutico.
Esta atividade, que se realiza no âmbito do Fórum Náutico do Município de Ílhavo, pretende promover a prática Stand Up Paddle e Canoagem.



ATÉ 6 DE JUNHO

A Universidade de Aveiro (UA) está a organizar um conjunto de eventos, com objetivo de destacar as competências científicas existentes na UA, bem como o potencial da região, nomeadamente no que respeita à temática das Energias Renováveis Oceânicas. O programa inclui, entre outras iniciativas, “Laboratórios de Mar”, uma Mesa Redonda sobre Energias Renováveis Oceânicas, as Jornadas do Mar e da Atmosfera e a participação da UA no certame Business2Sea.



A menos de um mês da abertura da época balnear, multiplicam-se os anúncios com pedidos de emprego para nadadores salvadores. Os concessionários e associações estão ainda com diversas vagas por preencher. 

A associação Resgatílhavo precisa de 35 nadadores salvadores para vigiar praias de Mira a Ovar (assumindo a maior extensão de concessões da Capitania do Porto de Aveiro) e ainda existem muitos lugares.



SEMINÁRIO LOCAL «AS ESCOLAS E O COASTWATCH»

A edição 2017 do Projeto “Coastwatch Europe” encerra na segunda-feira, dia 22 de Maio, com o 13.º Seminário “As Escolas e o Coastwatch”, momento que também fecha a participação anual do Município de Ílhavo naquele projecto europeu de monitorização do litoral e do lixo marinho muito em particular.



WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA MARÍTIMA, COM FILIPA MELO | 20 DE MAIO

Espaço lendário, o Mar, com a sua grandeza e o seu mistério, sempre atraiu os escritores e os poetas. O apelo da escrita sobre o mar irá levar-nos, num primeiro momento, a evocar a literatura de temática marítima escrita ao longo dos tempos, em múltiplos registos. Fonte de episódios dramáticos intensos e vibrantes, o tratamento do mar enquanto personagem implica uma experiência particular de observação e descrição. Iremos aperfeiçoá-la através de exercícios práticos e lúdicos e da análise conjunta dos textos produzidos.



18 A 20 DE MAIO

No âmbito da comemoração dos 80 anos do MMI, o Dia Internacional dos Museus será especial e dirigido a diversos públicos. A programação decorre entre os dias 18 e 20 de maio.
Em destaque está a abertura de uma magnífica exposição de fotografia de Artur Pastor, intitulada MAR NOSSO. O projecto expositivo e o catálogo resultam de uma parceria com o Arquivo Fotográfico de Lisboa. Os barcos, as artes, os homens e as mulheres do mar compõem imagens inéditas do mar português.



REGISTO DA INAUGURAÇÃO

A mostra é constituída por quatro núcleos: os Descobrimentos em geral; a evolução da vila/cidade de Aveiro; a construção naval em Aveiro; e a arqueologia náutica. Neste último, em concreto, os visitantes têm a oportunidade de apreciar “uma reprodução da embarcação Ria de Aveiro A [nome dado aos destroços de um navio que se verificou datar de meados do século XV descobertos na laguna aveirense] ”.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

O programa da CPA - Comunidade Portuária de Aveiro fala, desta vez, sobre a pesca da Arte Xávega. Entrevista com José Vieira, armador da praia de Mira que é Presidente da Associação Portuguesa de Arte Xávega.



O Mar Film Festival, que se realizou de 4 a 6 de Maio no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), apresentou-se como uma proposta sem paralelo no contexto nacional, suscitando interesses em diferentes quadrantes e uma receptividade significativa para uma edição de estreia.
Promovido pelo MMI e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, o Mar Film Festival procurou dar a conhecer expressões cinematográficas sobre a relação que os povos, comunidades e culturas estabelecem com os oceanos.



EXPOSIÇÃO PATENTE ATÉ 27 DE AGOSTO

No Museu de Aveiro | Museu Santa Joana, encontra-se patente uma grande exposição “De Aveiro para o mundo. Contributos para a Expansão Portuguesa [1400-1800]”, onde, pela primeira vez, se evoca a importância decisiva de Aveiro nos Descobrimentos Portugueses. A exposição tem como Comissário o Comandante Rodrigues Pereira, antigo director do Museu da Marinha e antigo Capitão do Porto de Aveiro



ILHAS DA RIA DE AVEIRO:

As grandes ilhas espalhadas pela Ria de Aveiro eram autênticas quintas que serviam para produção de sal e agro-pecuária. Hoje, são santuários de vida selvagem. Algumas das maiores estão à venda.
Ilha do Monte Farinha, Ilha da Testada, Ilha da Gaivota, Ilha do Poço, Ilha dos Ovos, Ilha do Rebocho; estas são as maiores e acessíveis apenas de barco. A Ilha do Puxadoiros é a única que preserva salinas activas a par da produção de ostras num espaço de turismo de natureza com alojamento.



DE 4 A 6 DE MAIO | CONHEÇA O PROGRAMA

O mar serve de inspiração para o Mar Film Festival, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de maio, no Museu Marítimo de Ílhavo. O papel simbólico e referencial que o mar tem suscitado na criação fílmica de diversos países é uma das motivações para a realização deste festival de cinema de temática marítima, que surge também devido à função histórica e cultural que a realidade oceânica continua a desempenhar no contexto português. O caráter identitário que o mar tem protagonizado em Ílhavo e na região levou a que o Museu Marítimo de Ílhavo se revelasse a localização perfeita para a realização deste festival de cinema.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

O espaço da Comunidade Portuária de Aveiro dedica o seu habitual espaço quinzenal à Associação de Surf de Aveiro. O pretexto é o primeiro encontro de escolas de surf em São Jacinto que levou à única praia do município de Aveiro jovens da região, do Porto e de Viana do Castelo.
O evento de formação serviu também para testar o centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto.
 



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

No espaço da Comunidade Portuária de Aveiro, transmitido quinzenalmente na Rádio Voz da Ria, o destaque vai, desta vez, para o Museu Marítimo de Ílhavo. O espaço museológico conta já com 80 anos e a data vai ser assinalada ao longo de 2017 com uma série de actividades.

A próxima será em Maio, com um Festival de Cinema de Temática Marítima, o Mar Film Festival.



APÓS TRABALHOS DE MANUTENÇÃO

O Navio-Museu Santo André já regressou ao Jardim Oudinot, reabrindo para visitas este sábado, nos horários habituais (sábado e domingo, das 14:00 às 18:00; terça a sexta-feira, das 10:00 às 18:00).
O Navio esteve cerca de um mês e meio em trabalhos de manutenção e de recuperação estrutural interior e exterior.
Para breve estão previstos novos conteúdos programáticos e uma renovação do percurso expositivo.
Domingo, dia 9 de abril, e ao segundo domingo de cada mês, tanto o Navio-Museu Santo André como o Museu Marítimo de Ílhavo têm entrada gratuita.



GAFANHA DA NAZARÉ

O aproveitamento do Cais Bacalhoeiro para integrar o 'discurso expositivo' do Museu Marítimo de Ílhavo é uma ideia bem acolhida na Freguesia da Gafanha da Nazaré. Carlos António Rocha já assumiu que dará todo o apoio à ideia revelada aquando aniversário do Ciemar.



A Estação Salva-vidas e o Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro colaboraram com o Centro de Reabilitação Animais Marinhos (CRAM), na devolução de duas aves marinhas à natureza (tordas-mergulheiras), ao largo de São Jacinto, em Aveiro, após terminado um período de reabilitação nas instalações daquele centro.



6.º ENCONTRO DECORREU NO PORTO DE AVEIRO

No dia 29 de Março o Porto de Aveiro acolheu a realização do 6.º Encontro das Comunidades Portuárias. Em análise várias temáticas, numa reunião que concitou o pleno de participantes, com as presenças de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines.
Este tipo de encontros visa a partilha de pontos de vista sobre os assuntos relativos aos portos do continente.



feed
mapa
Publicidade