FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Tall Ship Races no Porto de Aveiro

Tall Ship Races no Porto de Aveiro
SLIDESHOW


SEDEADA NO TGL DO PORTO DE AVEIRO

Segundo os resultados obtidos em 2018, a empresa que obteve um melhor desempenho no volume de negócios, no distrito de Aveiro, foi a PRIO Supply, S.A., que lidera, por isso, o "ranking" das 1.500 maiores empresas do distrito de Aveiro. Elencado segundo os resultados obtidos em 2018, continua a ser liderado pela PRIO Supply, S.A., sedeada no terminal de granéis líquidos do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo.



ENTREVISTA A PEDRO MORAIS LEITÃO

"Em 2018, para além do investimento na rede de postos, começámos dois investimentos particularmente relevantes, que terminarão em 2020. O primeiro será de quase 4 milhões de euros, na introdução de novos processos na fábrica de biodiesel, para aumentar a sua eficiência na produção de biocombustíveis avançados, nomeadamente os que são produzidos a partir de matérias-primas residuais, tais como os óleos alimentares usados. Acreditamos muito que a utilização destas matérias-primas para biocombustíveis ajudará a mitigar os efeitos dos resíduos no ambiente e, em simultâneo, permitirá uma redução mais rápida da emissão de gases com efeito de estufa".



FÁTIMA LOPES ALVES:

"Aveiro é um porto sem congestionamentos, com amplas áreas disponíveis para a instalação de unidades industriais com acesso à construção a cais marítimos privativos, bem como excelentes acessibilidades ferroviárias e rodoviárias aos portos secos e às plataformas logísticas do seu hinterland. Estes são fatores de competitividade únicos no panorama portuário nacional".



Está oficialmente aberta e termina a 5 de Fevereiro a Consulta Pública da segunda versão do Plano para a Aquicultura em Águas de Transição. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos assume que a ria de Aveiro tem “potencial elevado” nesta área de produção.

Robalo, Dourada, Pregado, Linguado, Enguia, Macroalgas, Microalgas, Equinodermes, Amêijoa-boa, Amêijoa-macha, Berbigão, Ostra-japonesa/gigante, Mexilhão, Ostra-portuguesa e Ostra-plana são espécies autorizadas.



O Governo estabeleceu as datas de restrição para captura, manutenção a bordo, descarga e primeira venda de lampreia e sável nas águas interiores não marítimas da ria de Aveiro.

Para este ano, de acordo com a publicação em DR, são fixados para a ria de Aveiro os seguintes períodos de defeso: 1 de maio a 31 de dezembro, para a pesca da lampreia, e 1 de janeiro a 9 de fevereiro e 11 de abril a 31 de dezembro, para a pesca do sável e savelha. Nestes períodos é interdita a captura, a manutenção a bordo, a descarga e a primeira venda das referidas espécies capturadas nas águas interiores não marítimas da ria de Aveiro.



O litoral aveirense vai contar com investimento na protecção da costa nos planos de investimento para 2020.

A Agência Portuguesa do Ambiente anuncia o investimento de cerca de 27 milhões de euros em 11 intervenções de proteção do litoral a realizar nas cinco regiões hidrográficas ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

O espaço da Comunidade Portuária de Aveiro destaca nesta edição a actividade da Tinita, empresa de rebocadores que presta serviço no Porto de Aveiro.
Em fins de novembro, para além de reboques portuários, a empresa com sede em Viana do Castelo estreou uma carrinha guincho que passou a apoiar a amarração de navios.



FERREIRA FERNANDES

No primeiro livro impresso da culinária portuguesa, em 1680, Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, cozinheiro do príncipe regente D. Pedro II, não se escreve uma só linha sobre pastéis ou bolinhos de bacalhau. É natural, embora o bacalhau já cá aportasse antes dos Descobrimentos, a sua companheira batata só chegaria às mesas portuguesas quando D. Maria I incentivou o cultivo do tubérculo na ilha Terceira, Açores, mais de um século depois das receitas de Domingos Rodrigues.



A newsletter da Comunidade Portuária de Aveiro (CPA) difunde esta sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, a sua edição n.º 500.
Um caminho iniciado há mais de oito anos e meio, tendo a newsletter inaugural sido enviada a 21 de Março de 2011.

Assinalando a efeméride, divulgamos os testemunhos do Presidente da CPA, Nuno Ribeiro Pires, e da Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), Fátima Lopes Alves.
 



NUNO RIBEIRO PIRES:

A direção da Comunidade Portuária de Aveiro vem, através desta sua newsletter, agradecer o contributo de todos os seus associados que, com as suas ações empresariais, continuam a engrandecer o Porto de Aveiro, fazendo-o crescer e consequentemente elevar o nome da região de Aveiro e do país em geral, no mercado mundial.



FÁTIMA LOPES ALVES:

O Porto de Aveiro é uma referência como centro logístico para o tecido industrial da região centro, assegurando a prestação de serviços portuários e marítimos eficientes orientados às necessidades logísticas das empresas exportadoras da região.

O porto assume-se, cada vez mais, como polo de dinamização do crescimento e valorização económica da região de Aveiro, contribuindo significativamente para o crescimento da economia do mar e da economia nacional.



ESTA TERÇA-FEIRA

Um grupo de personalidades, entidades e associações da sociedade civil ligadas aos setores dos Transportes e do Mar tomou a iniciativa de organizar um jantar de reconhecimento do legado da Eng. Ana Paula Vitorino pela sua atividade naqueles setores no período em que exerceu funções no Governo, enquanto Secretária de Estado dos Transportes e Ministra do Mar.

O jantar realiza-se esta terça-feira, 10 de dezembro, às 20:00, no Círculo Eça de Queiroz, no Largo Rafael Bordalo Pinheiro 4, em Lisboa, estando confirmadas cerca de 90 pessoas.



ÁLVARO GARRIDO:

Professor na Faculdade de Economia de Coimbra, Álvaro Garrido tem vários livros sobre a história do bacalhau. Diz que desde a Idade Média consumimos o fiel amigo, importado, mas que logo no início do século XVI andávamos na Terra Nova a pescá-lo, tradição que renasceu no século XIX e que o Estado Novo reforçou com a campanha do bacalhau.



PORTO DE AVEIRO

O Ecomare recebeu o Seminário de apresentação de um projecto sobre Rastreabilidade da Origem Geográfica como uma 'Via de Valorização Inteligente dos Recursos Marinhos Endógenos'.

Evento realizado no Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (ECOMARE), localizado junto às instalações da DocaPesca, no Porto de Aveiro, Gafanha da Nazaré.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

No início desta edição do espaço da CPA destacamos a empreitada de dragagem em curso em vários pontos da da Ria de Aveiro que está a permitir um ‘raio x’, a partir da cultura imaterial, da vivência das populações, desde a pré-história até aos dias de hoje”.
Tiago Fraga, arqueólogo responsável pela empresa contratada pela Polis Litoral Ria de Aveiro para acompanhar as obras, sublinhou a importância do “trabalho preventivo” em curso até maio próximo.



NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Natal, ou Natau como se diz por cá, rima com Bacalhau. Mas será que é só em Portugal que se consome este peixe nesta altura do ano? E de que forma se cozinha noutros países? As respostas a estas e a outras perguntas serão encontradas em jogos, visitas especiais, oficinas de expressão artística e oficinas de cozinha que serão realizadas ao longo do período de férias escolares.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

O Espaço da CPA dá um destaque especial ao Fórum do Mar. A Administração do Porto de Aveiro, em parceria com a a Comunidade Portuária de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Universidade de Aveiro marcou presença, em stand conjunto, na 9ª edição do Business2Sea.

Além dos debates e da exposição, Fátima Lopes Alves, Presidente do Porto de Aveiro, destacou o trabalho do grupo envolvido no plano de acção para a estratégia do Atlântico impulsionado pela UE.



ATÉ 19 DE JANEIRO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição composta por dez fotografias de grande formato, imagens de peixes produzidas pelo fotógrafo Luis Pavão nos últimos dois anos. São fotografias realizadas em estúdio, a preto e branco e impressas em câmara escura, em papel fotográfico. Cada fotografia apresenta-nos apenas um peixe, com fundo escuro, fotografado com todo o cuidado para destacar os detalhes. A iluminação é trabalhada para reproduzir da melhor forma os volumes e o detalhe, as escamas e barbatanas são cuidadosamente colocadas para uma boa apresentação.



Paulo Lopes é o novo presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Eleição confirmada na estrutura que representa a comunidade piscatória da Ria de Aveiro e que tem sede no Porto de Pesca Costeira.

O pescador que já tinha sido candidato chega agora à liderança da APARA.



ATÉ 1 DE MARÇO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

A ideia desta exposição surge como resultado de uma residência artística que os autores, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, fizeram nas Lofoten, Noruega, no âmbito da Lofoten International Art Festival.

Nessa residência, contactaram com os tungeskjaererne (cortadores de línguas), crianças que a partir dos 5 anos começam a cortar a língua ao bacalhau. Para além do lucro imediato com a venda das línguas, este processo permite-lhes iniciarem o contacto com a pesca e o meio marítimo.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade