FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Retrovisor

Retrovisor
SLIDESHOW


O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações marcou presença na vídeo-conferência organizada pelo Rotary Club de Aveiro, tendo abordado o presente e o futuro do Porto de Aveiro.

Alberto Souto de Miranda abordou a capacidade de expansão do porto aveirense mas falou também sobre a conexão ferroviária entre o porto e Salamanca. Instado a analisar o tema, o governante admitiu, segundo noticia a rádio Terranova, que gostaria de ver uma solução de raiz.



NO VALOR DE 373.700 EUROS

O município da Murtosa avançou com um procedimento concursal para a dragagem de manutenção do porto de pesca da freguesia da Torreira, na Ria de Aveiro.
Segundo o edital do concurso público publicado dia 29 de Maio em Diário da República, a empreitada tem valor base de 373.742 euros. O prazo de execução previsto é de 130 dias.



O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações entende que o Porto de Aveiro tem potencial para crescer nos próximos anos e condições únicas para se afirmar no contexto nacional. E é pela área disponível para ampliação que sustenta essa afirmação.

Alberto Souto, convidado de uma conferência do Rotary Club de Aveiro, explicou que a estratégia do Governo passa por modernizar os portos, seguindo o caminho da digitalização e descarbonização.



TSF | NEGÓCIOS EM PORTUGUÊS

A ASM Industries está a reforçar o recrutamento com cursos de formação especializada. O grupo diz ser líder do setor e o maior produtor português de torres eólicas em terra bem como em ambiente marítimo.
Declarações de Simão Antão.



O Navio-Museu Santo André voltou a navegar, no dia 15 de maio, numa curta manobra entre o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e os estaleiros da Navalria, onde serão realizados os trabalhos de reabilitação e beneficiação, com particular enfoque na estrutura geral do navio.



PAULO JORGE FERREIRA, REITOR DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

No passado, um porto voltava-se, sobretudo, para o mar e relacionava-se, principalmente, com outros portos. Hoje, um porto tem de se voltar também para terra.
Relacionar-se-á sempre com outros portos, naturalmente, mas a importância da região interior que serve, e sobre a qual exerce influência, tem assumido um maior peso. Uma influência que é estendida, ainda que de forma indireta, aos territórios servidos pelos portos parceiros.



ESTARREJA, 20 DE MAIO DE 1948

"Nesta altura recuou atrás, e pondo a mão ao bolso disse que dava dois tiros a mim e aos trabalhadores das duas barcas se pusessem uma pá de lama para fora e proferindo-me nomes ofensivos. Para evitar mais alterações mandei chamar um polícia e mesmo na frente dele protestou novamente"...



Na sequência de notícias veiculadas este sábado, 16 de maio, por vários órgãos de comunicação social, tendo por título dominante “Quercus denuncia descarga poluente na ria de Aveiro” e relativa à obra de Remoção de Inertes da ZALI, o Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), acaba de tomar posição, refutando as acusações da Quercus.



18 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio. A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Nesta newsletter temática revisitamos algumas das notícias publicadas no site da CPA, artigos referentes ao Museu Marítimo de Ílhavo.



ESTE DOMINGO, 17 DE MAIO

Esta visita leva-nos a "mergulhar" no Aquário dos Bacalhaus, mostrando-nos o dia a dia de trabalho neste espaço do Museu Marítimo de Ílhavo. O João Pedro Bastião conduz-nos até à área técnica do Aquário, onde estão todos os equipamentos necessários à sobrevivência dos seus moradores. A visita termina com um mergulho no Aquário, para os habituais trabalhos de manutenção.



Estes dois portos, destaca a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no seu mais recente relatório, atingiram, no período Janeiro-Março, as marcas de quase 5,28 e 1,38 milhões de toneladas, «as melhores de sempre nos primeiros trimestres». Excelentes resultados, ainda para mais em período pandémico. Há ainda a realçar os portos da Figueira da Foz e Faro, que observam acréscimos respectivos de +21,9% (+90,5 mil toneladas) e de +91,8% (+14,8 mil toneladas).



MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | VISITA VIRTUAL ESTE SÁBADO

Esta visita virtual para toda a família dá um conhecer um animal bem diferente daquele que compramos no supermercado, espalmado e sem cabeça. Com imagens fantásticas do Aquário dos Bacalhaus, a visita revela algumas particularidades deste peixe, como o barbilho, que usa como gps, ou a sua voracidade.



ECOMARE

Apesar de ser recente, o ECOMARE tem-se vindo a afirmar como um projecto nacional de referência para a conservação e para o uso sustentável dos recursos marinhos. "O ECOMARE está progressivamente a passar de uma fase de consolidação para uma fase de expansão das suas infra-estruturas e actividades", refere Artur Silva, vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA) para a Investigação e coordenador do projecto.
 



Os dados preliminares avançados pela Associação de Portos de Portugal (APP) ao ‘Jornal de Negócios’ dão conta de uma acentuada recuperação dos índices de movimentação portuária de mercadorias durante o mês de Março, no qual foi instaurado, em Portugal, o Estado de Emergência. Um dos portos em destaque é o de Aveiro, que fixou o seu melhor trimestre inicial de sempre, registando uma subida homóloga de +4%.



ENTREVISTA A PAULO LEAL

"A PRIO praticamente nasceu no Porto deAveiro. Somos uma empresa do distrito de Aveiro, pelo que participar no desenvolvimento de uma infra-estrutura tão importante para o distrito como é o Porto de Aveiro é muito importante para a PRIO. Por outro lado, a área geográfica que o Porto de Aveiro serve tem sido muito interessante para o crescimento e solidificação da posição da PRIO no mercado nacional de energia para a mobilidade"



A Polis Litoral Ria de Aveiro dá nota de terem sido retomados, a 13 de Abril, os trabalhos da empreitada de Desassoreamento na Ria de Aveiro, após a obra ter estado suspensa desde 18 de março, decorrente da declaração do Estado de Emergência, do Estado de Calamidade e da Cerca Sanitária ao Município de Ovar.

Atualmente, os trabalhos decorrem em várias frentes, com a necessária adoção das medidas previstas no Plano de Contingência aprovado para a doença pelo novo coronavírus (COVID-19), salientando-se a execução de dragagens no Canal de Ovar, junto ao Carregal e no Canal de Mira, em frente à Costa Nova.



PORTO DE PESCA DE AVEIRO

A Docapesca lançou um procedimento concursal, com o preço base de 39.425 euros e prazo de execução de 45 dias, para a empreitada de reabilitação dos armazéns de comerciantes de pescado do porto de pesca de Aveiro (Gafanha da Nazaré, Ílhavo), contemplando as bandas C e D de um conjunto de quatro edifícios.

Um projeto que deriva da degradação que o tempo trouxe aos edifícios.



REFORÇO DO CORDÃO LITORAL A SUL DA COSTA NOVA

As obras de reforço do litoral costeiro entre o sul da praia da Costa Nova, em Ílhavo, e a praia da Vagueira, em Vagos, “devem começar em Maio e irão até Setembro.”

Anúncio feito por Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações – Infraestruturas e Habitação, esta segunda-feira, após a assinatura, por via electrónica e em videochamada, da consignação da empreitada que é considerada “fundamental para o Porto de Aveiro” e para a “defesa do cordão dunar a sul da Costa Nova”.



AUTO DE CONSIGNAÇÃO ASSINADO ESTA SEGUNDA-FEIRA

O cordão litoral a sul Costa Nova, em Ílhavo, vai ser reforçado com 2,3 milhões de metros cúbicos de areia do Porto de Aveiro, num investimento de cerca de 12,2 milhões de euros.

O auto de consignação da empreitada vai ser assinado esta segunda-feira, dia 20 de Abril, entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Administração do Porto de Aveiro e o consórcio de empresas a quem foi adjudicada a obra.



No dia 1 de abril escalou no Porto de Aveiro o navio “Singapore Spirit”, sendo a primeira vez que um navio do tipo “Logger” escala este porto para descarregar “loose logs” em vez dos tradicionais “logs in bundles”.

O navio transportou 22.948 toneladas de toros de eucalipto, sendo um navio devidamente equipado para este tipo de carga e tendo ainda a particularidade de ser BOX-Shapped, o que garante uma capacidade de carga elevada e um amplo acesso aos porões, facilitando e otimizando as operações de estiva.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade